Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Ho´oponopono: uma abertura para a Vida



Quanto mais observo a vida e como me coloco nas situações, mais claro fica como as crenças nos prendem a uma rede de onde é difícil sair, se não fazemos alguma coisa para isso.
O tempo todo elas estão nos controlando ao filtrar a forma como percebemos a nossa realidade.

Seja o que for que nos aconteça, o que percebemos das situações é filtrado e classificado por nosso sistema de crenças que funciona silencioso fazendo com que experienciemos uma realidade que é pura ilusão... Assim, se eu estou em um ambiente com muitas pessoas, quase sempre, percebo aquelas pessoas com a classificação que minhas crenças dão a elas e nunca como elas são realmente. 

Geralmente se uma pessoa faz algo que meu filtro de crenças classifica de "bom" ou "ruim", automaticamente congelo aquela classificação que, passa, então, a fazer parte daquela pessoa, como um tipo de adendo... e assim vamos reagindo às pessoas e às situações que a vida nos apresenta sem nos dar a oportunidade de realmente perceber com neutralidade o que está à nossa frente. Esse filtro das nossas crenças é um tipo de óculos que sempre distorce a nossa realidade de acordo com a lente que está aflorada no momento e essas lentes são criadas por nossas experiências passadas, acumuladas ao longo do tempo. Se estamos com uma lente de medo mais aflorada, vamos reagir às pessoas e situações com desconfiança e com proteção exagerada... e assim por diante. Assumimos o peso das nossas crenças que vai pouco a pouco nos afundando em uma realidade falsa e cada vez mais limitada...

Quando passamos a nos observar e também nossas reações a pessoas e situações da vida, vamos ver que quase nunca estamos com um olhar neutro para elas... Nossa crenças tomam a frente e nos guiam como robôs a agir de acordo com sua ditadura...

Com nosso ego é muito difícil a gente conseguir sair dessa trama, porque ele faz parte dela e quer nos manter presos ali, usando artimanhas tão sutis que nos fazem pensar que estamos mesmo trabalhando para nos liberar... por isso uma das melhores coisas que já encontrei para nos tirar dessa ditadura das crenças é o Ho´oponopono.

Vejo no Ho´oponopono uma rendição do ego à nossa parte Divina e uma cooperação. O ego entrega porque reconhece que ele não tem condições de resolver o problema, mas a nossa parte Divina sim.

Ho´oponopono tem sido uma bênção e uma companhia indispensável no meu dia a dia desde que conheci e quanto mais praticamos, mais percebemos que as situações não têm mais só a cor que nossas crenças davam a elas... começamos a perceber com mais neutralidade as pessoas e situações e isso permite uma abertura maior para receber a vida. Já não somos mais reféns das nossas memórias equivocadas, como éramos antes... e entregar o controle à Divindade nos dá a certeza que estamos sendo guiados pela nossa parte que Sabe e que pode ver além da ilusão. Claro que é preciso persistência na prática, mas os resultados são surpreendentes...

Às vezes, esse tempo de adaptação à nossa nova forma de perceber a realidade é um pouco estranho, porque fomos tão acostumados a ser guiados pela ilusão que a neutralidade surgida quando nos livramos -um pouquinho que seja- do domínio das crenças, parece-nos um pouco simples demais. Às vezes, surpreendo-me como não estou reagindo a coisas a que antes reagia automaticamente e... me ver quieta e neutra diante daquilo, parece estranho porque é novo, mas dá uma paz e uma sensação de que estou mais presente, que não tem preço.

Sei que não é fácil se libertar de coisas que nos prenderam tanto tempo, mas o gostinho da liberdade nos faz querer ir adiante...  cada vez mais adiante para ver como é estar naquele lugar onde nosso Ser pulsa por inteiro…

Texto de:
Rubia A. Dantés 
Imagem Pinterest 

Um comentário :

  1. Sou apaixonada pelo Ho'oponopono, por sua força e simplicidade! Assim vim a autora do texto, desde que o conexo, diariamente me entrego a essa prática e sempre sou positivamente surpreendida com seus frutos. Aloha!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)