O Ego diz...
- E não faço nada errado. Eu não consigo fazer nada certo.
- Eu não posso perder nunca. Eu nunca consigo ganhar.
- Eu sou o melhor de todos. Eu sou o pior de todos.
- Todos me amam. Todos me odeiam.
- Eu sou a pessoa mais importante do mundo. Eu não sou ninguém, a pessoa menos importante da terra.
O ego humano vive em ambos os lados do espectro.
Se o ego nos diz que somos um gênio ou um tolo, a ideia é resistir a esses impulsos e pensamentos reativos. Não se deixe cair nas armadilhas imaginando como o ego pode fazer você sentir-se um super-humano ou um super abobalhado. A ideia é focar nas reações.
Lembre-se, o ego dá muita corda na sua autoestima até que ela infla ao ponto de ser arrogante. E também baixa sua autoestima até que atinge o nível da depressão. O único denominador comum é a reação. Em ambos os casos, nós estamos reagindo ao ego.
“A reação é o nosso inimigo”
Abra mão de toda a análise psicológicas quando se trata de comportamento humano. A única coisa que precisamos saber é que devemos parar com as nossas reações.
Reações são relativas a cada pessoa. Por exemplo, a reação de uma pessoa pode ser falar demais e gritar quando é confrontada com uma opinião oposta a sua. A reação de uma outra pessoa pode ser ficar assustada e se manter em silêncio. Restrição para a pessoa faladeira significa simplesmente ficar de boca calada. Restrição para a pessoa que fica amedrontada em falar é falar alto e claramente.
Aqui temos duas maneiras opostas de comportamento e ações proativas, mas ambas são baseadas e fundamentadas na resistência. Percebe?
O mundo externo à nossa volta é meramente um gatilho que nos incita à reações, a fim de termos a oportunidade de resistir e nos transformar.
Billy Phillips
Trechos de um artigo
imagens: google
Gostei deste artigo, pois fala do ego que é um elemento que atua muito em nosso comportamento. Uma mensagem para refletirmos.
ResponderExcluirUm abraço,
Élys.
Ah, o ego!
ResponderExcluirOras um pesadelo, oras uma construção de força! Infelizmente o ego as vezes se sobressalta diante do desnecessário e é capaz de ferir o que não deve por vezes ser ferido! Mas ele é uma parte inevitável da nossa construção!
Adorei a postagem! Abraços!
Stefanie O.
Excelente texto que nos leva a refletirmos em nossas atitudes diárias, desde as mais simples, até às mais complexas. O humano digladiando consigo mesmo!
ResponderExcluirAbraço.