Ele transformou o seu corpo em comida e bebida, aliviando primeiro a fome e a sede,depois ensinou a verdade. Lá onde estão os que vivem na pobreza e na necessidade ele chega com infinita abundância, fazendo com que se encorajem e orientem outros. Vimalakirti Sutra 8
Pessoalmente, acho difícil enfrentar o problema dos sem-teto. Não quero ficar perto dos abjetos e dos miseráveis. Quando me aproximo deles eu me pergunto: devo dar sem saber para onde vaia minha doação?
Buda lembra que ninguém aprende "a verdade" sem antes comer, dormir e banhar-se. É um simples fato da natureza humana, e convém aceitá-la. Como dizia o dramaturgo Bertold Brecht,"primeiro a comida, depois a ética". O sábio e compassivo primeiro alimenta os sem-teto, dá-lhes até de beber. Quando eles estão prontos para partir - não antes - encoraja-os. Portanto, se um desabrigado lhe pedir uns trocados, não seja excessivamente crítico. Quando ele estiver pronto, guiará os outros, não antes. Enquanto isso, mostre um pouco de compaixão.
Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg78
oi Sheila,
ResponderExcluirpara refletir...
gostei!!!
beijinhos