Imagine-se diante de um espelho...
Ao invés de ver a sua imagem refletida, você não vê nada!
É como se fosse um fantasma, transparente, sem vida, sem cor.
Agora imagine-se diante de uma pessoa...
E essa pessoa te descrevendo... dizendo como são seus cabelos, seu corpo, seu olhar e o que ela acha da sua maneira de ser.
Agora sim, você consegue criar uma definição sobre si mesmos...através do olhar "do outro"...não do seu.
Então, como não consegue ver o seu próprio reflexo no espelho...consegue apenas se ver através do outro...você tenta manipulá-lo.
Veste uma máscara bem bonita, para que ele possa pensar coisas boas a seu respeito...te encher de elogios. Assim você se sente um pouco melhor e quem sabe passa a acreditar nisso também. Afinal você não sabe quem é mesmo, não consegue se ver.
E esse vazio de não saber que é...te deixa louco, compulsivo! Passa a depender do outro, para que ele te dê um vislumbre de si mesmo!
Não há mal nenhum em receber elogios, apoio e aceitação! É maravilhoso quando vem naturalmente...
O problema é quando nossas ações e escolhas são baseadas apenas no que os "outros" vão pensar a nosso respeito. E isso é vaidade!
É quando agimos, não porque nosso coração e nossa vontade manda...mas porque queremos ser "vistos como tal".
"Para medir a nossa vaidade precisamos analisar se queremos ser justos ou se queremos ser vistos como justos. Se somos bons, ou se queremos ser vistos como bons."
"A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!" (Ernesto Sábato)
O julgamento do outro está sempre contaminado por suas próprias expectativas, frustrações ou projeções, dar a ele tamanho peso não é nada sábio!
A verdade é que jamais vamos conseguir controlar o "pensamento do outro”. É um esforço em vão. Podemos vestir máscaras bonitas, mas a nossa energia não vai combinar com a máscara... e energia não mente! E mais cedo ou mais tarde a mascara cai...ela sempre cai.
"O grande erro do ser humano é que passamos a maior parte da vida submetidos à aprovação ,à consideração ao aplauso,ao apoio do outro, a vaidade nos faz ter
essa ilusão acabamos dando poder para o outro. E mais:quando mais poder dá as criticas, mais elas chegam." Luiz Gasparetto
Criamos tantos problemas e sofrimento, simplesmente porque negamos a nossa verdadeira imagem no espelho.
Que tal parar um pouco e olhar pra Si...
Quem é você pra você?
Como diz aquela música: "O que você queria fazer se ninguém pudesse te ver?"
Considere sim a opinião do outro, mas que essa consideração seja do tamanho e proporção que merece. Leve em consideração primeiro, o que se passa aí dentro.
Olhe-se...de verdade!
Se o elogio e a aceitação vier...tudo bem, se não vier tudo bem também...
O que importa é que agora você está SE vendo...
Não depende mais de ninguém pra isso.
E gosta do que vê...e ponto final.
Sheila Costa
do blog Passarinhos no Telhado
imagens google
Nada pior que usar a máscara da vaidade , da falsidade! Nossa verdadeira identidade surge quando estamos sozinhos, longe de casa, dos amigos, da vigilância.
ResponderExcluirbj
"máscara = Más Caras", rsrsrs...
ResponderExcluirAMEI amiga!
ResponderExcluirAtravés do meu olhar antes mesmo de ter te visto, linda como és, te achava e a cada dia te acho ainda mais linda :)
Sem brincadeira, um dos textos mais bem escritos, completos e mais bonitos que já li. A leitura fluiu e a mensagem foi muito bem passada. Compartilhando em todas as redes possíveis! :)
ResponderExcluir