A maior fonte de sofrimento para o ser humano é o apego. Desde cedo, fomos condicionados a nos apegar a tudo o que consideramos indispensável para que possamos nos sentir seguros e confortáveis.
Ao longo da vida, entretanto, vamos descobrindo que este apego nos torna extremamente vulneráveis. Desapegar não significa viver uma vida sem desejar qualquer conquista ou sem criar laços de afeto com outros seres humanos.
O problema é que colocamos nosso equilíbrio interior na dependência de tudo aquilo que é externo a nós. Geralmente isto acontece porque aprendemos a ter nosso valor como pessoa, avalizado sempre pelas vitórias que obtemos no mundo.
Embora elas sejam essenciais para nossa sobrevivência, não podemos esquecer que tudo nesta dimensão é impermanente e, portanto, passível de desaparecer a qualquer momento.
Enquanto não conseguirmos vivenciar profundamente esta verdade e buscar outros valores que nos sustentem em qualquer circunstância, seguiremos escravos dos apegos que tanto nos fragilizam.
Fortalecer a confiança no poder que todos indistintamente possuímos é o passo essencial para que comecemos a nos libertar de tudo aquilo que nos aprisiona.
Uma existência plena de paz e felicidade passa, obrigatoriamente, pela capacidade de reconhecermos em nós a fonte de amor e abundância que nos originou. Ela estará sempre disponível, pois não depende de nada nem de ninguém para ser provida.
Elisabeth Cavalcante
bom dia amiga um texto lindo falando de um sentimento que muitas vezes nos acarreta sofrimentos e angustias devemos aprender o quanto antes possivel que tudo neste plano é passageiro e que nada nos pertence não somos donos de nada nem de ninguem tudo tem seu tempo de chegada e partida e devemos nos harmonizar com estas verdades
ResponderExcluirpara que possamos viver com mais tranquilidade paz e harmonia sabendo que como as horas os dias a vida terrena tudo passa bjs de luz minha querida muita paz marlene
oi Sheila,
ResponderExcluiro exterior é apenas o reflexo,
de tudo...
então melhor mantermos o interior sempre
limpo e arejado,
e com as janelas e portas bem abertas...
beijinhos
Adoro o comercial de um site de troca e venda de coisas novas e usadas, que uma moça tem um despertador irritante (n sei se passa ai), que o carinha diz: Desapega filha!
ResponderExcluirDesapeguemos \o/
Vai lá ver meu post sobre o pobre 13...risos
Bjos, painço, alpiste, sementes de girassol e aroma de flor de laranjeira :)
Oi Flor do campo,
ResponderExcluirvim do blog palavras ao vento, e a nossa amiga tá precisando de uma força
Beijos
Andrea