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sábado, 2 de abril de 2011

Como lidar com as críticas...


Não importa quem você seja...inevitavelmente, você receberá críticas sobre o que você faz e até sobre quem você é. E se já é difícil enfrentar os desafios da vida por si só, que dirá quando se é criticado. Por isso, quero compartilhar com você algumas idéias práticas de como lidar com as críticas em sua vida:


1- Não fique na defensiva. Essa provavelmente é a dica mais difícil de seguir. Como animais em evolução, nosso instinto é de fuga ou ataque. E como hoje em dia não andamos mais por aí carregando tacos, as palavras são nossa nova arma. Por isso, ser "atacado" por uma crítica e não entrar na defensiva não é fácil, mas lhe colocará um degrau acima na escala evolutiva.


2- Considere a fonte. Lembre-se que fala quem quer. Nem sempre as pessoas que nos criticam têm noção completa do que estão falando ou das razões que nos levaram a receber a crítica. Muita gente é crítica profissional e fazem os outros se sentirem mal pelo bel prazer. Separe o joio do trigo ou será um saco de pancadas.


3- Busque entender o ponto de vista da outra pessoa. Se a pessoa lhe parece estar agindo com boas intenções, tente se colocar no lugar dela para entender o motivo da crítica. É possível que ela ou você não tenha notado a situação por completo e que uma das duas precise entender melhor para que possa aceitá-la. Ou não.


4- Tente não ficar com raiva. As sugestões restantes desta lista serão impraticáveis se você perder a calma. Não é fácil ficar frio. É preciso amor-próprio, a crença sincera no direito de todos à opinião e um desejo poderoso de se livrar da raiva e da frustração.


5- Ouça a crítica com atenção. Compreenda exatamente o que está sendo dito e por quê, de modo que mais tarde possa responder de modo apropriado. Se nada mais lucrar com isso, você ao menos aprenderá um bocado ouvindo tudo o que a pessoa tem a dizer. Você também fará com que ela se sinta melhor em relação a você. Não importa quão difícil seja, não diga nada até o crítico terminar ou lhe fazer uma pergunta.


6- Peça exemplos de suas alegadas deficiências. Faça isso com um desejo autêntico de ir ao fundo das afirmações da pessoa. Não seja sarcástico nem hostil. Faça perguntas que possam ajudá-lo a compreender a situação, demonstrando seu desejo de ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer.


7- Compartilhe suas impressões sobre a situação. Primeiro, reconheça a extensão de sua concordância com os comentários. Corrija, com educação, mas firmemente, qualquer informação imprecisa por parte do crítico. Trate as questões de modo mais desapaixonado que puder.


8- Nunca acuse o crítico de estar sendo injusto. Mesmo que você possa pensar que a crítica é injusta, pode ter certeza de que o crítico não pensa assim. Pode ser que em um dado momento você leve a pessoa a perceber seu equívoco, mas não será acusando-a que você o conseguirá.

9- Resuma seus motivos de discordância. Assinale em termos específicos as discrepâncias restantes entre opiniões de vocês dois. Declare sua posição com firmeza mas sem maldade. Sugira providências para resolver as discordâncias restantes.


10- Declare seus sentimentos. Depois que as questões forem tratadas, descreva seus sentimentos quanto à crítica, do modo como você a recebeu. Dê ao crítico informações sobre a maneira como, a seu ver, ele poderia agir melhor.


11- Agradeça e seja grato. Sei que é difícil ser grato a uma crítica. Algumas pessoas têm o dom de conseguir nos incomodar de tal forma que nossa única reação é de raiva ou tristeza. Mas entenda que, caso a pessoa esteja agindo com boas intenções e a crítica faça sentido, você está recebendo uma lição gratuita. Além do que, ao agradecer, você estará eliminando toda raiva e tristeza de seu coração. Ao agradecer, a pessoa que lhe criticou certamente irá se sentir melhor. E, quem sabe, lidará melhor com a situação da próxima vez. Assim você demonstra apreço pelo desejo dele de ajudá-lo a melhorar seu desempenho, embora você possa não se sentir ajudado.


12- Pergunte o que pode fazer para melhorar. Qualquer um pode olhar a Mona Lisa e dizer que poderia ser melhor. Mas melhor como? Quando? Por quem? Peça idéias de como melhorar, pois críticos são como técnicos de futebol: no fundo todo mundo sabe um pouco. Peça ajuda e quem sabe aprenderá uma grande lição.


13- Faz sentido? Então mude! De cada 100 críticas que já recebi, mais da metade não fizeram sentido. Ou por falta de conhecimento, ponto de vista ou divergências de interesse das pessoas criticando. Destas, algumas fizeram sentido, mas não me traziam soluções. Porém, as pouquíssimas críticas sinceras, construtivas e com boas idéias valeram mais juntas do que todas as demais. Muito do que mudei e evoluí em minha vida devo a elas. Por isso, não tenha medo de aceitar uma crítica boa e mudar como consequência. Faz parte de sua evolução.


14- Ponha em prática as providências combinadas. Mude os comportamentos que levaram às críticas válidas. Assegure-se de que o crítico veja essas mudanças.


15- Se nada disso funcionar, pois nem sempre temos a oportunidade de conversar ou responder às pessoas que nos criticam, uso uma técnica simples. Escreva uma carta rebatendo a crítica e respondendo às perguntas acima e, tão pronto a termine, agradecendo a pessoa na carta e guardo numa gaveta. Ou, se preferir, jogue fora. Eu mesmo já tive a oportunidade de reler algumas dessas cartas e descobri que é nos momentos de pressão que crescemos. Mas crescemos mais se temos a humildade de aprender com os outros.


As críticas fazem parte do nosso cotidiano e, pela constante necessidade da busca de resultados, tem virado quase que lugar comum em empresas competitivas. Saber lidar com as criticas se torna cada vez mais importante, quando se constata que a inteligência emocional é cada vez mais valorizada para contornar situações e administrar conflitos. Espero que essas dicas possam lhe ajudar a fazer o dia mais zen entre tantos leões na floresta.


Fonte:mauriciodenassau


Dica de vídeo:

O que é receber uma crítica? veja! Vale a pena :-)



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